Minha Cara,
Faz tempo que aprendi: de nada adianta ter várias estratégias se você não olhou profundamente para a sua empresa.
É impossível sustentar crescimento quando os processos ainda são superficiais.
Porque, no fim, tudo leva para o mesmo lugar o posicionamento.
O posicionamento é o coração do seu negócio.
Tudo o que você faz comunica ele, mesmo sem perceber: o jeito que sua marca fala, o atendimento, o visual, a lembrança que o cliente leva depois da experiência.
Posicionamento é fazer o outro sentir algo tão único que ele não esquece. É conexão genuína e poucas marcas realmente chegam nesse nível.
A maioria ainda acredita que o segredo está em oferecer produtos, quando o que realmente constrói uma marca memorável é o que vem antes da oferta.
Lembra das Lojas Marisa?
Quando eu tinha uns 17 anos, via a marca como algo popular, com roupas baratas e voltada para senhoras minha avó adorava.
Mas bastou um rebranding, um novo olhar de mercado, uma estética mais refinada e comunicação inteligente, e tudo mudou.
O preço continuou o mesmo, mas a percepção de valor subiu.
De repente, ela passou a conversar com um público que antes não olhava pra marca.
Isso é posicionamento.
Porque toda classe social deseja o que a classe acima dela tem.
E o consumidor vai comprar pequenas amostras do mercado que ele admira — é assim que o desejo se constrói.
Nunca é sobre o produto.
O produto é apenas a consequência do posicionamento.
O que faz uma marca ser referência é o posicionamento estratégico.
Ele define o espaço que sua marca ocupa, o público que deseja atrair e o valor que ela sustenta.
A estratégia vem depois ela é o que vende o posicionamento, não o que o substitui.
No mercado premium, quanto maior o valor, maior a necessidade de trabalhar percepção.
Aqui entramos em outra camada: autoridade, propósito, atributos de marca e elementos sutis que constroem desejo.
Quanto mais alto o preço, mais intangível é o valor e é o posicionamento que o sustenta.
Então, minha Cara, se você ainda acredita que basta ofertar produtos para ser referência e cobrar mais caro…
precisa recuar e repensar.
No mercado premium, vender é sobre profundidade, transformação e percepção.
Quem quer sair do raso precisa mergulhar no que realmente posiciona.
Porque no fim, sempre foi sobre isso: não é o produto que eleva o preço, é o posicionamento que eleva a marca.
por Cris Piuga, Edit Cara
